ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Audiência discute problemas de iluminação no bairro Havaí

terça-feira, 22 Abril, 2008 - 21:00

O projeto de iluminação do bairro Havaí foi analisado hoje, 23 de abril, em audiência pública da Comissão de Administração Pública, requerida pelo vereador Hugo Thomé (PMN), que contou com a presença dos vereadores Neila Batista (PT) e Paulo Augusto dos Santos ‘Paulão’ (PC do B).
Durante a reunião foram apresentadas reclamações e dúvidas dos moradores quanto à troca da iluminação pública. Erlinda Maria Araújo, moradora do Havaí, reclamou que em muitos pontos do bairro a iluminação é deficiente, e que nem mesmo a poda das árvores locais apresenta bons resultados em função da pouca luz. A moradora pediu ainda que seja feita uma vistoria nos postes do bairro, pois alguns apresentam mau funcionamento, que apaga e acende a luminária de forma intermitente.
Outra moradora do local, Marília Alves, ressaltou o risco de acidentes nas proximidades, pois segundo ela, há grande circulação de ônibus no bairro, além de escolas localizadas em regiões com iluminação fraca. “O trecho é perigoso, e nossa preocupação aumenta com a possibilidade de um acidente”, afirmou.
O gerente do Departamento de Iluminação Pública da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP), Hélcio Tiagu, informou que o bairro foi contemplado, em 2004, pelo projeto RELUZ, que atuou em toda a cidade, modernizando os pontos de iluminação pública.
Segundo Hélcio Tiagu, em 2008, as áreas do Havaí que ficaram fora do projeto de 2004 serão também contempladas, com previsão de conclusão para o mês de julho. Ele esclareceu, ainda, que em torno das escolas há um projeto de aumento da potência de iluminação, e anotou os nomes das ruas citadas pelas moradoras como pontos críticos.
O engenheiro eletricista do Departamento de Iluminação Pública da SUDECAP, Rúthelis Pinhati Júnior, explicou que solicitações de instalação de postes de iluminação devem ser encaminhados à SUDECAP, mas que casos de defeitos nos postes, como o relatado por Erlinda Araújo, são de responsabilidade da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), e que os moradores podem fazer suas reclamações diretamente pela central de atendimento da companhia.

Informações no gabinete do vereador Hugo Tomé (3555-1128/3555-1211) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).