Comissão debaterá irregularidade contra alunos especiais
Escola de ensino especial de Venda Nova teve que receber alunos do ensino regular
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizará, na próxima quarta-feira (17/4), às 13h30, no Plenário Amynthas de Barros, audiência pública para apurar irregularidades cometidas pelo Poder Executivo que desfavorecem a população de Belo Horizonte, em especial os alunos matriculados na Escola Municipal de Ensino Especial de Venda Nova.
Segundo informações do vereador Delegado Edson Moreira (PTN), autor do requerimento da audiência, há cinco anos a Escola de Ensino Especial de Venda Nova, que possuía aproximadamente quinhentos alunos com necessidades especiais e era referência em ensino e inclusão, teve que ceder espaço a alunos da Escola Municipal Vereador Antônio Menezes (de ensino regular), conforme determinação da Secretaria Municipal de Educação. Hoje a Escola de Ensino Especial só tem cem alunos especiais – muitos foram matriculados em escolas regulares, não se adaptaram e, por força de lei, não puderam voltar e estão em casa.
Ainda de acordo com o parlamentar, o prédio não possui condições para receber tantos alunos, limitando os estudantes a utilizar um banheiro unissex. Além disso, o projeto para a instalação de grades para separar crianças com necessidades especiais das outras estaria pronto para ser executado.
Para a audiência foram convocados o secretário Municipal de Assuntos Institucionais, Marcello Guilherme Abi-Saber; o secretário Municipal de Educação Interino, Afonso Celso Renan Barbosa; o ouvidor do Municipio, Saulo Luiz Amaral; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Stelita Alves Gonzaga; a diretora da Escola Municipal Vereador Antônio Menezes, Maria Cristina Vitor Silveira; e a diretora da Escola Municipal de Ensino Especial do Bairro Venda Nova, Jocie Silva Cunha. Foram convidadas as mães de alunos com necessidades especiais que frequentavam ou frequentam a Escola de Ensino Especial.
Superintendência de Comunicação Institucional