Possibilidade de remoção das famílias da Vila Arthur Dias em debate
Área ocupada pelos moradores pode dar lugar a empreendimento comercial
Área ocupada pelos moradores pode dar lugar a empreendimento comercial
A possibilidade de remoção de cerca de 150 famílias da Vila Arthur Dias, situada no Bairro União, será discutida em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor nesta quinta-feira (5/12), às 10 horas, no Plenário Helvécio Arantes. A área ocupada pelos moradores pode dar lugar a empreendimento comercial de grande porte.
De acordo com o vereador Adriano Ventura (PT), requerente da audiência, a possibilidade de reassentamento representa uma “violação do direito de moradia” das camadas mais pobres da população. Além disso, o parlamentar entende que a remoção pretendida acende a “suspeita de higienização social”, uma vez que nas proximidades da Vila Arthur Dias está em construção oempreendimento Center Minas, um complexo multifuncional projetado pela Epo Engenharia Planejamento e Obras, com o objetivode abrigar empresas, escritórios e um grande centro comercial.
Conforme o requerimento apresentado por Ventura, as famílias ameaçadas não querem sair da região onde vivem e não aceitam “as baixas indenizações propostas pela PBH”. Até o momento, quatro remoções já ocorreram.
Convidados
Foram convidados para participar da audiência representantes da Secretaria Municipal de Governo, da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), da Defensoria Pública, do Ministério Público Federal, da Comissão Especial de Conflitos Fundiários e Socioambientais, do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa (Copac), das Brigadas Populares e da Diretoria da Epo Engenharia Planejamento e Obras Ltda.
Superintendência de Comunicação Institucional