AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão debaterá falta de médicos no Programa Saúde da Família

Carência de profissionais estaria gerando sobrecarga e deficiência no atendimento

quarta-feira, 7 Maio, 2014 - 00:00
Carência de médicos estaria gerando sobrecarga e deficiência no atendimento - Foto: Portal PBH

Carência de médicos estaria gerando sobrecarga e deficiência no atendimento - Foto: Portal PBH

Audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento irá receber dezenas de usuários do sistema municipal de saúde para discutir o funcionamento deficitário do Programa Saúde da Família (PSF) em Belo Horizonte. A reunião será nesta quinta-feira (8/5), a partir das 19h, no Plenário Juscelino Kubitschek.

Requerente da reunião, o vereador Doutor Sandro (Pros) explica que a audiência é resultado de uma demanda apresentada pelo sindicato dos médicos e também percebida pela Comissão de Saúde e Saneamento em visitas técnicas aos centros de saúde municipais, em que se identificou que muitas equipes do PSF estão incompletas, e a carência de médicos estaria gerando sobrecarga, disfunções e deficiência no atendimento ao cidadão.

Entre as reivindicações dos médicos, estaria o cumprimento da diretriz nacional, expressa em portaria do Ministério da Saúde, determinando que o número de atendimentos por equipe seja de duas mil pessoas. Atualmente, em Belo Horizonte, cada equipe estaria responsável por cerca de 4mil usuários.

O parlamentar espera a participação de dirigentes sindicais, autoridades federais e municipais, diretores de escolas superiores e, principalmente, membros dos conselhos e comissões de bairro, que são os usuários do programa.

Convidados

Foram convidados para a reunião os secretários municipais de Saúde e de Governo; a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde; o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed); a Associação Mineira de Medicina da Família e Comunidade; as diretorias das faculdades de Medicina da UFMG e da Unifenas, assim como dezenas de representantes da população integrantes dos conselhos distritais de saúde e das comissões locais dos centros de saúde municipais.

Superintendência de Comunicação Institucional