AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão quer conhecer planos da PBH para ADEs de interesse cultural

Objetivo é analisar eventuais reflexos da revisão do Plano Diretor nessas áreas

terça-feira, 17 Maio, 2016 - 00:00
O tradicional Bairro de Santa Tereza é uma das Àreas de Diretrizes Especiais de BH. Foto: Pedro Antônio Oliveira/Portal PBH

O tradicional Bairro de Santa Tereza é uma das Àreas de Diretrizes Especiais de BH. Foto: Pedro Antônio Oliveira/Portal PBH

As Áreas de Diretrizes Especiais (ADEs) são regiões da cidade às quais se aplicam parâmetros urbanísticos diferenciados, sempre definidos em lei, geralmente com vistas a preservar características marcantes do patrimônio e da história local. Para debater a forma com que as ADEs de Interesse Cultural poderão ser impactadas pelas proposições que visam a instituir a revisão do Plano Diretor, a Câmara de BH vai realizar audiência pública na próxima quinta-feira (19/5), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. Requerida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), a reunião será promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana.

De acordo com a legislação em vigor, as ADEs podem contar com instrumentos urbanísticos e parâmetros fiscais específicos, por meio dos quais se definem critérios particulares para o funcionamento de atividades econômicas, além de coeficientes de aproveitamento do solo, quotas de terreno por unidade habitacional e taxa de permeabilização específicos.

De acordo com Gilson Reis, a expectativa é que a audiência pública debata quais políticas orientarão a existência das ADEs a partir da eventual revisão do Plano Diretor e das regras para uso e ocupação do solo. As proposições de lei referentes a esses temas, atualmente em tramitação na Câmara de BH, podem ser consultadas aqui.  

A audiência pública, que é aberta à participação popular, vai debater a situação das ADEs da Avenida do Contorno, Pampulha, Santa Tereza, Lagoinha, Primeiro de Maio, Quilombo de Mangueiras e Cidade Jardim. Foram convidados para a reunião, dentre outros, representantes da Secretaria Municipal de Governo, da Fundação Municipal de Cultura, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/MG), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) e da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.

Superintendência de Comunicação Institucional