PL quer tornar acessíveis informações sobre localização de radares
Proibição da atividade de guardador de carro também foi tema da reunião
Proibição da atividade de guardador de carro foi um dos temas da reunião - Foto: Rafa Aguiar/CMBH
Com parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, o PL 1900/16 quer tornar pública a localização dos radares de controle de velocidade de veículos na capital. O tema foi debatido em reunião ordinária da comissão na tarde desta segunda-feira (30/5). Outro projeto apreciado pelo colegiado visa a proibir o emplacamento ou o licenciamento, em outra cidade, de veículo que preste serviço ao município de Belo Horizonte. Ao todo foram três projetos cujos pareceres foram analisados. Durante a reunião, o vereador Joel Moreira Filho (PMDB) apresentou proposição de sua autoria que pretende proibir a atuação de guardadores de carro na capital. A apresentação foi acompanhada por um representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), que apoia a iniciativa de Moreira Filho.
O PL 1900/16, de autoria do vereador Valdivino (PSB), dispõe que tanto no veículo de comunicação da Imprensa Oficial do Município quanto no site da Prefeitura seja publicizada a localização dos radares de controle de velocidade fixos ou móveis. A proposição determina que as informações sejam publicadas na primeira edição do mês da Imprensa Oficial do Município e sempre que houver alteração na localização de radares. O texto também propõe que no site oficial da Prefeitura e nas páginas na internet dos órgãos responsáveis pelo trânsito e pelo transporte em Belo Horizonte as informações relativas aos radares sejam disponibilizadas diariamente. Antes de ser encaminhado para votação pelo plenário da Câmara, o projeto precisar tramitar, em 1º turno, pelas comissões de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e de Administração Pública.
Emplacamento de veículos
O Projeto de Lei 1905/16, de autoria do vereador Veré da Farmácia (PSDC), tem por objetivo proibir que seja realizado, em outra cidade, o emplacamento, o registro, a matrícula ou o licenciamento de veículo automotor que preste serviço público através de concessão ou permissão para o Município de Belo Horizonte. Para o autor da proposição, a medida vai gerar justiça fiscal e tributária, uma vez que 50% dos valores arrecadados pela cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são destinados aos municípios onde os veículos são emplacados, registrados, matriculados ou licenciados. O PL, que recebeu parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, ainda precisa tramitar pelas comissões de Administração Pública e de Orçamento e Finanças Públicas.
Guardador de veículos
Conforme prometera na audiência pública do dia 23/5, o vereador Joel Moreira Filho apresentou nesta segunda-feira (30/5) proposição de sua autoria que visa a proibir a atividade de guardador de veículos nas áreas públicas da capital. Na ocasião, o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Marcos Inecco Correa, expressou o apoio da entidade à proposta do parlamentar. De acordo com Correa, os guardadores de carros trocam a folha do estacionamento rotativo dos automóveis estacionados em áreas de grande concentração de comércio, serviços e lazer, impedindo o sistema rotativo de cumprir o seu objetivo, que seria aumentar a oferta de vagas nessas regiões. De acordo com a proposta do parlamentar, os lavadores de veículos poderiam continuar a atuar. A proposição deve substituir o PL 1862/16, que está suspenso e também é de autoria de Joel Moreira Filho. O projeto suspenso permitia a atividade de vigia de veículo automotor, desde que exercida exclusivamente por profissional com curso de vigilante.
Confira o resultado completo da reunião.
Superintendência de Comunicação Institucional