ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Confira a nova composição da Câmara de BH para a 19ª Legislatura (2021/2024)

Dos cinco vereadores mais votados, três são novos no Legislativo. Campeã e recordista de votos é a Professora Duda Salabert

segunda-feira, 16 Novembro, 2020 - 01:30

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Os eleitores belo-horizontinos que participaram neste domingo (15/11) das eleições reelegeram 17 parlamentares e elegeram 24 novos para a 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que tem início em 1º de janeiro de 2021. Houve, portanto, uma renovação de 58,53%. Dos cinco vereadores mais votados, três são novos no Legislativo. Campeã e recordista de votos é a Professora Duda Salabert, que integra a bancada feminina com outras dez vereadoras, quase triplicando a participação de mulheres na CMBH, uma marca histórica. Hoje com 19 legendas, a Casa passa a ter 23 partidos representados. Com 100% das urnas apuradas, confira aqui quem são os 41 vereadores matematicamente eleitos para 19ª Legislatura (2021/2024). É necessário ressalvar, no entanto, que a lista oficial dos eleitos ainda não foi homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O site do Tribunal, contudo, traz os dados apurados. 

Dos cinco vereadores mais votados os três primeiros colocados são novatos: Professora Duda Salabert (PDT), Nikolas Ferreira (PRTB) e Professora Marli (PP). Gabriel (Patri) foi o quarto colocado e Álvaro Damião (DEM) o quinto, ambos reeleitos.

Na nova composição, as mulheres ganham espaço com 11 cadeiras, até então limitadas a quatro. A bancada feminina na CMBH terá oito novatas e três reeleitas - Bella Gonçalves (Psol), Marilda Portela (Cidadania) e Nely Aquino (Pode). O grande destaque é para a Professora Duda Salabert, com 37.613 votos, quebrando o recorde de 20.157 votos recebidos por Elias Murad, em 2004, até então o candidato mais bem votado da história do Legislativo Municipal.

Foi mantida a tendência de renovação, já que no último pleito, em 2016, houve 56% de troca dos 41 vereadores. O índice de renovação leva em consideração apenas a composição atual da legislatura. Não se candidataram os vereadores Dr. Bernardo Ramos (Novo), Fernando Borja (Avante) e Orlei (PSD).

A Câmara Municipal de Belo Horizonte passa a ter 23 partidos representados. Seis legendas que não tinham nenhum vereador (PRTB, PDT, PP, PL, PMN e Rede) conquistaram representação, enquanto PSB e PCdoB perderam cada um a única vaga que tinham na Casa. Os partidos com as maiores bancadas são PSD, com seis vereadores, e PP, com quatro. Na sequência, com três eleitos, estão PDT, Novo e Avante.

Superintendência de Comunicação Institucional