Comissão de Saúde debaterá suspeita de surto de cinomose no Centro de Zoonoses de BH
Doença causada por vírus ataca os cães e pode levá-los à morte
Possível surto de cinomose no Centro de Zoonoses será tema de audiência
Hoje, a partir das 13 horas, no Plenário Helvécio Arantes, a Comissão de Saúde e Saneamento realizará audiência pública para obter esclarecimentos sobre o possível surto de cinomose em cães do Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte. O requerimento é do vereador Juninho Paim (PT).
A cinomose é uma enfermidade altamente contagiosa causada por um vírus que afeta os aparelhos respiratório, gastrointestinal, e particularmente, o sistema nervoso dos filhotes e cães adultos. Os primeiros sintomas são congestão ocular e secrecão aquosa ou de pus nos olhos. Posteriormente, os cães desenvolvem febre, descarga nasal, tosse, letargia, apetite reduzido, vômito e diarréia. Em estados avançados, o vírus pode atacar o sistema nervoso ocasionando ataques ou convulsões, espasmos o paralisia parcial ou completa. A doença é transmitida por animais infectados através de secreções oculares, nasais, orais ou pelas fezes. A vacinação e a prevencão do contato com animais infectados são os melhores elementos na proteção contra a cinomose.
"O Centro de Controle de Zoonoses está castrando os animais e colocando-os na rua de novo, doentes. A doença está passando para outros animais, e essa é a preocupação dos criadores, que me procuraram”, esclareceu Paim.
Foram convidados a gerente de Controle de Zoonoses, Silvana Tecles Brandão, o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Gouvêa Teixeira, e a gerente da Unidade de Controle de Zoonoses (CCZ), Maria do Carmo Araújo.
Superintendência de Comunicação Institucional