AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores irão debater medidas de proteção à mulher vítima de violência

A audiência será realizada hoje (23/5), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes

quarta-feira, 22 Maio, 2013 - 00:00
Audiência pública vai discutir violência contra a mulher

Audiência pública vai discutir violência contra a mulher

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará audiência pública hoje (quinta-feira, 23/5), para discutir a violência contra a mulher em Belo Horizonte. O debate acontecerá a partir das 10h, no Plenário Helvécio Arantes, na sede da Câmara Municipal.

Autor do requerimento da audiência, o vereador Tarcísio Caixeta (PT) explica que o objetivo é reunir dados estatísticos atuais sobre o tema e discutir formas de combate. Na ocasião, será apresentado o dispositivo "botão do pânico”, um sistema de proteção à mulher, implantado no Espírito Santo no último mês de abril. O “botão” é um dispositivo eletrônico de segurança preventiva, equipado com GPS e gravação de áudio, distribuído às mulheres vítimas de violência doméstica. No momento em que o botão é pressionado, é iniciado um processo de escuta, e a central de monitoramento recebe um chamado. A Guarda Municipal de Vitória disponibiliza quatro viaturas para atenderem exclusivamente às demandas geradas por meio do dispositivo.

Entre os convidados para a audiência estão representantes do Benvinda Centro de Apoio à Mulher, da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), do Conselho Estadual da Mulher (CEM), do Grupo Solidariedade do Estado de Minas Gerais, do Movimento Graal do Brasil, da Pastoral da Mulher e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (Cepam). Também devem participar do encontro juízes da 13ª Vara Criminal de Belo Horizonte especializada nos Crimes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, desembargador Pedro Valls Feu Rosa; e o coordenador da Promotoria de Justiça Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, José Ricardo Souza Rodrigues.

Superintendência de Comunicação Institucional