AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores vão apurar cobrança abusiva nos estacionamentos de BH

Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência hoje, às 10h

quarta-feira, 12 Junho, 2013 - 00:00
Valores praticados por estacionamentos ultrapassam o IPCA dos últimos 12 meses

Valores praticados por estacionamentos ultrapassam o IPCA dos últimos 12 meses

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará audiência pública hoje (quinta-feira, 13/6), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, para debater o aumento dos preços cobrados pelas administradoras de estacionamentos em Belo Horizonte.

Solicitada pelo vereador Juliano Lopes (PSDC), a audiência irá discutir a cobrança excessiva praticada pelos estacionamentos, destacando a tabela de valores atual, que ultrapassaria seis vezes o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) medido no município nos últimos 12 meses.

O vereador aponta que, em 2008, o preço médio dos estacionamentos em shopping centers era de R$ 3,60 (três reais e sessenta centavos) por 4 horas. Já em 2009, os valores aumentaram entre 11,11% e 12,5%, quando o IPCA avaliou inflação na capital de apenas 4,59%. Em 2013, segundo o parlamentar, o consumidor deve arcar com nova subida de preços, chegando a 40%. Os empreendedores alegam que os recursos são aplicados na melhoria dos equipamentos e tecnologias usados na administração dos estacionamentos.

Foram convidados para a audiência, representantes do Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Procon Assembleia), da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PBH), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL – BH), da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, da Associação Mineira de Defesa do Consumidor (Adicom), da administração do estacionamento do Shopping Diamond Mall e da Administração do Shopping Pátio Savassi.

Superintendência de Comunicação Institucional