Segundo a BHTrans, sinalização de área de escape no Anel é eficiente
PBH informou que obras nos Córregos Olaria/Jatobá seguem lentas em função do processo de remoção de moradores
Foto: Karoline Barreto /CMBH
Em resposta a questionamento da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário sobre a efetividade das placas informativas da área de escape do Anel Rodoviário, a BHTrans assegurou a eficácia do projeto de sinalização. Quatro placas, em semipórticos, indicam a existência do dispositivo de segurança para veículos pesados com pane nos freios a 1,3 km, a 500m e na entrada para a caixa de areia, além da sinalização alertando para o trecho em descida e para a necessidade de descer engrenado. Nesta quinta-feira (8/9), a comissão também recebeu retorno acerca da suposta paralisação das obras nos Córregos Olaria/Jatobá no Barreiro; segundo a Secretaria Municipal de Governo, as obras seguem ritmo lento, aguardando a remoção das 38 famílias que se encontram instaladas na área em que será implantada a barragem.
Repondendo pedido de informações assinado por Braulio Lara (Novo), a BHTrans ainda informou que está em curso a implantação de um sistema de alerta para "Área de Escape Fechada", cujo objetivo é advertir os motoristas que estão trafegando que a área está em uso. A empresa disse também que o motorista que fizer uso da área de escape será prontamente atendido pelas equipes operacionais da BHTrans e nada tem a fazer além dos contatos com a empresa transportadora quando for o caso.
De acordo com o site da PBH, o projeto da área de escape foi desenvolvido pela BHTrans e a execução das obras foi feita com a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A área fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do Bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao Bairro Buritis. A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida, que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo.
Inaugurada há pouco mais de um mês, a área de escape já evitou um grave acidente, no último dia 16 de agosto, ao servir de apoio para o motorista que perdeu o freio do caminhão carregado de minério e, obedecendo a sinalização, conseguiu manobrar e utilizar a caixa de areia para parar o veículo. As obras duraram nove meses e foi feito um investimento de R$ 3,5 milhões com recursos do município. No local, foram feitas obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e obras complementares.
Obras no Córrego Olaria e semáforo na praça
A Secretaria Municipal de Governo (SMGO) também encaminhou resposta ao requerimento de Pedro Patrus (PT) solicitando informações sobre obras nos Córregos Olaria/Jatobá. O vereador quis saber, entre outras coisas, o motivo da paralisação das obras e se há previsão para entrega da travessia situada na Rua Jasmim do Cabo com Rua Belo Perone.
De acordo com a secretaria, a obra não foi paralisada e o cronograma de entrega da travessia está mantido, com previsão de conclusão para outubro de 2022. O órgão explicou que a obra segue em ritmo lento, aguardando a remoção das 38 famílias que se encontram instaladas na área em que será implantada a barragem.
Assista à reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional