COMISSÃO DE SAÚDE
Resíduo da construção civil pode ser utilizado na pavimentação de ruas de BH

quarta-feira, 19 Setembro, 2007 - 21:00


De acordo com o projeto, estima-se que no Brasil os resíduos provenientes da construção civil representem de 40% a 60% do total do lixo produzido nas regiões urbanas. A maior parte desse material acaba sendo depositada clandestinamente nas margens de rios, córregos e terrenos baldios, provocando assoreamento de cursos d’água e entupimento de bueiros e galerias.
De acordo com Fred Costa, a reutilização desses resíduos permite significativa economia de matéria-prima não renovável e seu aproveitamento é financeiramente vantajoso pelo fato do material reciclado ter custo menor que os dos agregados utilizados nas obras de pavimentação.
Ele lembrou, também, que o resíduo reciclado pode ser utilizado como concreto não estrutural, como por exemplo, em argamassa de assentamento e revestimento, para preencher valas de instalações e cascalho de estradas.
A comissão manteve o parecer pela rejeição do vereador Tarcísio Caixeta (PT) ao projeto de lei 1.336/07, de autoria da líder de governo na Casa, Neusinha Santos (PT). A matéria trata da obrigatoriedade dos hospitais, clínicas ou quaisquer unidades de saúde, públicas ou privadas, expor em local adequado e visível, os direitos do paciente.
Durante a reunião foi definido o dia e horário para realização da audiência pública, com o objetivo de discutir a concessão de reajuste salarial para os enfermeiros da rede pública de saúde, a ser realizada dia 18 de outubro, às 13h30min, no Plenário Helvécio Arantes.
Informações nos gabinetes dos vereadores: Fred Costa (3555-1305/1306) e Neusinha Santos (3555-1149/1150)