COMISSÃO DE SAÚDE

Projeto em tramitação propõe campanha de uso do filtro solar

Comissão lembrou manifestações populares na capital

terça-feira, 18 Junho, 2013 - 00:00
Reunida na tarde de hoje (18/6), Comissão de Saúde e Saneamento lembrou manifestações populares na capital

Reunida na tarde de hoje (18/6), Comissão de Saúde e Saneamento lembrou manifestações populares na capital

Em reunião ordinária na tarde de terça-feira (18/6), a Comissão de Saúde e Saneamento emitiu parecer favorável ao PL 203/13, único projeto em pauta, que prevê a criação de uma campanha municipal de incentivo à utilização do filtro solar. Ainda, os vereadores aproveitaram para lembrar as manifestações populares na capital, em que foi cobrada, entre outras mudanças, a priorização dos investimentos públicos na saúde.

De autoria do vereador Joel Moreira Filho (PTC), o projeto de lei 203/2013 propõe o desenvolvimento da campanha de estímulo ao uso do filtro solar em clubes recreativos, estádios, campos de futebol de várzea e outras áreas de lazer e de esportes. De acordo com o texto, a campanha seria coordenada pelo órgão de saúde municipal e teria duração de três meses ao longo do ano. Uma das principais ações seria informar a população sobre a importância do filtro solar na redução da quantidade de radiação ultravioleta absorvidas durante atividades recreativas na piscina ou na prática de esportes ao ar livre. A proposta ainda inclui a divulgação do uso do filtro solar como estratégia efetiva para diminuir a incidência de câncer de pele; o esclarecimento quanto à necessidade de identificação do indivíduo de alto risco, objetivando prevenção eficiente, e a informação sobre os cuidados com a adequação do filtro solar e do fator de proteção ao tempo de exposição ao sol e às características de cada pele.

Manifestações

O vereador Bim da Ambulância (PTN) afirmou que os protestos realizados em Belo Horizonte, e em diversas capitais brasileiras, já não se tratam somente das tarifas de ônibus, destacando que a saúde foi um dos setores mais cobrados pelos manifestantes. “Espero que isso dê peso às ações dos parlamentares”, concluiu.

Hospitais

Dr. Nilton (PSB) informou que os vereadores, com colégio eleitoral em Venda Nova, fizeram visitas oficiais à região e receberam informações do secretário municipal de Saúde, Marcelo Gouvêa, de que “as obras da Maternidade Venda Nova estão praticamente prontas, faltando apenas alguns equipamentos”, explicou. Ainda sem data definida, a maternidade, que atualmente funciona no Hospital Risoleta Neves, será transferida para prédio próprio da Prefeitura.

Já o vereador Wellington Bessa “Sapão” (PSB) aproveitou para parabenizar Dr. Nilton pela mobilização para aprovação do PL 239/13, de autoria do Executivo, prevendo isenção de taxas aos empreendedores para ampliação de hospitais. O projeto foi aprovado pelo plenário na última quinta-feira (13/6).

Também participou da reunião o vereador Pastor Jorge Santos (PRB).

Assista à reunião na íntegra

Superintendência de Comunicação Institucional