Administração Pública discutirá implantação de bibliotecas comunitárias
Locais seriam os centros de referência de assistência social
Biblioteca do CRAS Providência. Audiência discutirá bibliotecas comunitárias
A Comissão de Administração Pública realizará audiência pública na próxima quarta-feira (7/8), às 13 horas, no Plenário Helvécio Arantes, para discutir a criação de bibliotecas comunitárias nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) regionais, como forma de difusão da leitura.
O requerimento para a audiência é de autoria do vereador Juliano Lopes (PSDC), que propôs o Projeto de Lei 204/2013, instituindo o Projeto Biblioteca Comunitária. Tramitando em primeiro turno, o projeto ainda não recebeu parecer da Comissão de Constituição e Justiça. O PL dispõe que os centros de assistência, em cada regional administrativa, criarão e administrarão um acervo comunitário formado por doações de publicações de qualquer natureza (literárias, científicas, técnicas, temáticas e de entretenimento). “Como o Cras foi criado para dar assistência social às pessoas, na periferia ele atende a população vulnerável. Querermos dar oportunidade para essas pessoas terem acesso à leitura. As escolas municipais e estaduais têm arquivo literário renovado de dois em dois anos, e poderiam doar livros para os centros”. O vereador convidou membros da Prefeitura, entidades e sociedade civil para discutir a viabilidade desse projeto.
Foram convidados para a reunião as secretárias municipais de Educação, Sueli Maria Baliza Dias, e de Políticas Sociais, Maria Gláucia Costa Brandão; o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia de Minas Gerais (CRB/MG), Antônio Afonso Pereira Junior; a presidente da Comissão de Direito, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais, Maria Aparecida Franca Marques; o presidente do Conselho Regional de Assistência Social de Minas Gerais ( Cress 6ª Região); o presidente da Câmara Mineira do Livro, Zulmar Wernke; e o coordenador da Promotoria de Inclusão e Mobilização Sociais do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Paulo César Vicente Lima.
Superintendência de Comunicação Institucional