VISITA TÉCNICA

Vereadores irão verificar impactos das obras do BRT na Pedro II

Moradores e comerciantes denunciam inadequações e preveem prejuízos

segunda-feira, 28 Abril, 2014 - 00:00

Em atenção aos transtornos sofridos por moradores e comerciantes da região, a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas realizará visita técnica na manhã desta quarta-feira (30/4), a partir das 8h30, às obras de implantação do BRT na Av. Dom Pedro II (região Noroeste da capital). A fiscalização das obras pelos parlamentares foi deliberada em audiência pública realizada no último mês, em que a comunidade denunciou diversos prejuízos em razão da implantação do corredor exclusivo para ônibus na faixa direita da via.

De acordo com o autor do requerimento para a visita técnica, Gilson Reis (PCdoB), o objetivo é apresentar à Prefeitura, incluindo técnicos da BHTrans responsáveis pelas alterações viárias, os problemas e equívocos identificados no projeto em andamento. O parlamentar explica que os lojistas temem danos ao comércio, diante da proibição do fluxo de carros na faixa lateral que dá acesso às lojas e do fechamento de várias travessas da avenida para instalação de abrigos (pontos de ônibus). Comerciantes questionam ainda a supressão das vagas de estacionamento e de carga e descarga em frente aos estabelecimentos.

Moradores e usuários da via já apontam para limitações no projeto, que retirou as possibilidades de retorno para quem segue nas duas direções e também não prevê solução para o afunilamento das faixas nas saídas da avenida, tanto em direção ao Viaduto Dona Helena Greco, quanto no complexo da Lagoinha. Também deve ser fiscalizado o cumprimento de outras demandas da comunidade pela Prefeitura, como a instalação de placas com informações sobre custo da obra, técnicos responsáveis e calendário de execução.

Convidados

Foram convidados para a visita o secretário municipal de Obras e Infraestrutura e superintendente interino de Desenvolvimento da Capital, José Lauro Nogueira; o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Thiago Greco, e representantes da Promotoria de Justiça de Defesa da Habitação e Urbanismo, dos moradores e dos comerciantes da região.

Superintendência de Comunicação Institucional