AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão debaterá projeto da PBH que prevê desafetação de terrenos

Venda de lotes públicos pode colocar em risco o abastecimento de água e área de preservação ecológica da região

sexta-feira, 28 Novembro, 2014 - 00:00
Vereadores debaterão projeto da PBH que prevê desafetação de terrenos na Estação Ecológica de Fechos. Imagem: Google Earth

Vereadores debaterão projeto da PBH que prevê desafetação de terrenos na Estação Ecológica de Fechos. Imagem: Google Earth

Responsável pelo fornecimento de água a cerca de 150 mil moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, a Estação Ecológica de Fechos (Nova Lima) preocupa os parlamentares, que avaliam os impactos gerados na unidade de preservação diante da iminente desafetação de 414 terrenos públicos na região, conforme previsto em projeto de lei do Executivo. Tramitando na Câmara Municipal em 1º turno, o PL 1304/14 será tema de debate em audiência da Comissão de Administração Pública, a ser realizada na próxima terça-feira (2/12), às 9h, no Plenário Helvécio Arantes.

Localizada no Bairro Jardim Canadá, a Estação de Fechos é uma unidade de conservação de proteção integral, que abriga diversas nascentes e cursos d’água, além de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. O local já sofre impactos da expansão de atividades humanas no entorno, como a mineração e o crescimento imobiliário. “Existe uma grande preocupação de toda a população, ambientalistas e moradores do entorno, em relação a este projeto, pois a área foi adquirida pelo Município com o objetivo de proteger a água que abastece grande parte da cidade”, destaca o vereador Professor Wendel (PSB), autor do requerimento para a audiência.

Para discutir o tema, foram convidados representantes das secretarias municipais de Governo, de Finanças, de Meio Ambiente e de Planejamento de Belo Horizonte, assim como da Prefeitura Municipal de Nova Lima, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Ministério Público (MG). Ambientalistas, pesquisadores e moradores do entorno também devem participar da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional