Preservação de mananciais e uso racional da água seguem em pauta
Nova audiência pública sobre o tema será realizada nesta segunda-feira (17/11)
Preservação de mananciais e uso racional da água seguem em pauta. Foto: Jean Lucas/Portal PBH
Já em debate no Legislativo nos últimos meses, o consumo responsável da água e o impacto da mineração nos recursos hídricos voltam a ser debatidos em audiência pública. A requerimento do vereador Joel Moreira Filho (PTC), o debate será realizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário na próxima segunda-feira (17/11), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.
O parlamentar explica que o objetivo é trazer o foco do debate para a apresentação de medidas concretas de combate ao desperdício, como a implantação da medição individual do consumo em prédios e condomínios. Para Joel Moreira Filho, é preciso também ampliar as restrições para impermeabilização do solo nas edificações, como forma de garantir o retorno da água aos lençóis freáticos. O vereador defende o debate mais aprofundado sobre o impacto ambiental dos empreendimentos mineradores na Região Metropolitana de Belo Horizonte, especialmente no entorno do Parque Nacional da Serra do Gandarela, que interferem diretamente na Bacia do Rio das Velhas (sistema responsável pelo abastecimento de 70% da capital).
Estão convidados para a reunião o secretário municipal de Meio Ambiente, Délio de Jesus Malheiros; o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Ricardo Augusto Simões Campos; o vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Aurélio José Lara; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB/MG), Luis Cláudio da Silva Chaves; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Marília Carvalho de Melo, e o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), Joel Campolina.
Superintendência de Comunicação Institucional