AUDIÊNCIA PÚBLICA

Novas regras limitam educação de jovens e adultos na capital

Segundo o SindRede, as salas de aula não comportam o número de alunos

sexta-feira, 22 Maio, 2015 - 00:00
Segundo o SindRede, as salas de aula não comportam o número de alunos - Foto: Portal PBH

Segundo o SindRede, as salas de aula não comportam o número de alunos - Foto: Portal PBH

A educação de jovens e adultos em Belo Horizonte será tema de audiência pública na próxima quarta-feira (27/5), às 19h, no Plenário Helvécio Arantes. Segundo o SindRede, o atendimento tem sido comprometido em função de determinações da Prefeitura para que os alunos concluam o curso em um ano, um único professor ministre todas as disciplinas e cada sala de aula comporte 40 alunos. A audiência foi requerida pelo vereador Arnaldo Godoy (PT).

Segundo Neide Resende, membro da Diretoria Colegiada do SindRede, a Secretaria Municipal de Educação encaminhou orientação às escolas, desde o ano passado, que compromete o atendimento de jovens e adultos em Belo Horizonte. Jovens com menos de 18 anos terão que concluir o ensino fundamental em um ano, independente do nível de conhecimento adquirido. Além disso, todas as disciplinas serão ministradas por um único professor, independentemente de sua formação. 

A Prefeitura também está estabelecendo um número de 40 anos por turma, que o SindRede considera elevado, pois a sala de aula não comporta, o que tem levado as escolas a fazerem um revezamento dos alunos. Outro problema apontado é que, no atual sistema, denominado EJA Juvenil, o nível diversificado dos estudantes tem dificultado o atendimento do professor.  A proposta do EJA Juvenil não está regulamentada no Conselho Municipal de Educação, que prevê o atendimento de jovens e adultos sem divisão etária, de acordo com a proposta pedagógica da escola.

Para o vereador Arnaldo Godoy, o EJA precisa de adequações, mas as mudanças devem sem discutidas com alunos, professores e Sindicato. “O objetivo da audiência é buscar um ajuste e avaliar a melhor forma de implementar as mudanças”, completou.

Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria Municipal de Educação e do SindRede.

Superintendência de Comunicação Institucional