AUDIÊNCIA PÚBLICA

Parlamentares vão debater ampliação da coleta seletiva na capital

Projeto de lei tramita na Casa prevendo criação de pontos de coleta próximos às escolas

quarta-feira, 13 Maio, 2015 - 00:00
Parlamentares vão debater ampliação da coleta seletiva na capital. Foto: Portal PBH

Parlamentares vão debater ampliação da coleta seletiva na capital. Foto: Portal PBH

Atualmente, sete associações e cooperativas de catadores trabalham em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte no recolhimento e triagem dos materiais recicláveis. No entanto, os pontos de coleta e o circuito atendido pelos caminhões de lixo reciclável abrangem apenas parte da cidade. A necessidade de ampliação dessa coleta será tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana na próxima segunda-feira (18/5), a partir das 10h, no Plenário Helvécio Arantes.

Autor do requerimento para a audiência, o vereador Professor Wendel (PSB) explica que o objetivo do debate é avaliar uma possível ampliação da coleta seletiva a partir da instalação de novos pontos de recolhimento de lixo e da prestação de serviço das organizações de catadores. O parlamentar assina o Projeto de Lei 1385/14, que tramita na Casa em 1º turno, prevendo a implantação de novas sedes de abastecimento de lixo, com a divisão adequada entre materiais reutilizáveis e dejetos a serem descartados, em regiões próximas a escolas públicas e privadas. Conforme o texto, os materiais seriam recolhidos diretamente pelas associações e cooperativas de catadores.

O vereador quer discutir a proposta, entendendo que uma medida como essa atuaria na formação dos jovens para a consciência ambiental, desenvolveria a política de sustentabilidade em todo o município e valorizaria o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

Convidados

Foram convidados a participar da reunião o secretário municipal de Governo, Vítor Valvede; o superintendente de Limpeza Urbana, Custódio Antônio de Mattos; a Chefe do Departamento de Programas Especiais da SLU, Aurora Pederzoli; as promotorias de Defesa dos Direitos Humanos e de Defesa da Habitação e Urbanismo; o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea); o Fórum Municipal Lixo e Cidadania e a cooperativa de trabalhadores Coopesol Leste.

Superintendência de Comunicação Institucional