Parlamentares vão debater ampliação da coleta seletiva na capital
Projeto de lei tramita na Casa prevendo criação de pontos de coleta próximos às escolas
Parlamentares vão debater ampliação da coleta seletiva na capital. Foto: Portal PBH
Atualmente, sete associações e cooperativas de catadores trabalham em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte no recolhimento e triagem dos materiais recicláveis. No entanto, os pontos de coleta e o circuito atendido pelos caminhões de lixo reciclável abrangem apenas parte da cidade. A necessidade de ampliação dessa coleta será tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana na próxima segunda-feira (18/5), a partir das 10h, no Plenário Helvécio Arantes.
Autor do requerimento para a audiência, o vereador Professor Wendel (PSB) explica que o objetivo do debate é avaliar uma possível ampliação da coleta seletiva a partir da instalação de novos pontos de recolhimento de lixo e da prestação de serviço das organizações de catadores. O parlamentar assina o Projeto de Lei 1385/14, que tramita na Casa em 1º turno, prevendo a implantação de novas sedes de abastecimento de lixo, com a divisão adequada entre materiais reutilizáveis e dejetos a serem descartados, em regiões próximas a escolas públicas e privadas. Conforme o texto, os materiais seriam recolhidos diretamente pelas associações e cooperativas de catadores.
O vereador quer discutir a proposta, entendendo que uma medida como essa atuaria na formação dos jovens para a consciência ambiental, desenvolveria a política de sustentabilidade em todo o município e valorizaria o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
Convidados
Foram convidados a participar da reunião o secretário municipal de Governo, Vítor Valvede; o superintendente de Limpeza Urbana, Custódio Antônio de Mattos; a Chefe do Departamento de Programas Especiais da SLU, Aurora Pederzoli; as promotorias de Defesa dos Direitos Humanos e de Defesa da Habitação e Urbanismo; o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea); o Fórum Municipal Lixo e Cidadania e a cooperativa de trabalhadores Coopesol Leste.
Superintendência de Comunicação Institucional