AUDIÊNCIA PÚBLICA

Câmara de BH vai discutir crise hoteleira na capital

Setor amarga números desfavoráveis, com redução da taxa de ocupação de quartos

quinta-feira, 18 Junho, 2015 - 00:00
Quase cinco anos após publicação de lei que incentivos, ainda há hoteis inacabados em BH. Foto: Divino Advincula/Portal PBH

Quase cinco anos após publicação de lei que incentivos, ainda há hoteis inacabados em BH. Foto: Divino Advincula/Portal PBH

Depois da Copa do Mundo, hotéis de BH passaram a viver uma situação de crise em Belo Horizonte. A taxa de ocupação dos quartos vem caindo, o que tem diminuído a arrecadação e levado a ocorrência de demissões. Para discutir o problema, a Câmara vai realizar audiência pública nesta sexta-feira (19/6), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Requerida pelo vereador Joel Moreira Filho (PTC), a reunião será promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.

Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), nos últimos dois anos houve um aumento de 70% no número de quartos disponíveis na capital, situação que levou a uma redução de pelo menos 30% a taxa de ocupação. A expansão da rede de hotéis coincide com a promulgação da lei 9.952/10, que prevê medidas para estimular o desenvolvimento da infraestrutura turística da Capital, com vistas ao atendimento das demandas da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o vereador Joel Moreira Filho, a reunião deve enfatizar a discussão sobre a carga tributária incidente sobre a atividade, bem como propostas de redução de tributos. A expectativa é que a reunião também coloque em debate o projeto de lei 1498/15, de autoria do Executivo. O texto propõe conceder descontos para o pagamento de penalidades decorrentes do descumprimento dos prazos e condições impostas pela lei que incentivou a construção de novos hotéis na cidade, antes da Copas do Mundo e das Confederações. Mesmo com os benefícios concedidos pelo poder público, alguns dos hotéis ainda estão inacabados, o que atenta contra condicionantes definidas em lei.

Foram convidados para a audiência, dentre outros, representantes da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria de Estado de Turismo e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Superintendência de Comunicação Institucional