Câmara de BH vai discutir crise hoteleira na capital
Setor amarga números desfavoráveis, com redução da taxa de ocupação de quartos
Quase cinco anos após publicação de lei que incentivos, ainda há hoteis inacabados em BH. Foto: Divino Advincula/Portal PBH
Depois da Copa do Mundo, hotéis de BH passaram a viver uma situação de crise em Belo Horizonte. A taxa de ocupação dos quartos vem caindo, o que tem diminuído a arrecadação e levado a ocorrência de demissões. Para discutir o problema, a Câmara vai realizar audiência pública nesta sexta-feira (19/6), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Requerida pelo vereador Joel Moreira Filho (PTC), a reunião será promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.
Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), nos últimos dois anos houve um aumento de 70% no número de quartos disponíveis na capital, situação que levou a uma redução de pelo menos 30% a taxa de ocupação. A expansão da rede de hotéis coincide com a promulgação da lei 9.952/10, que prevê medidas para estimular o desenvolvimento da infraestrutura turística da Capital, com vistas ao atendimento das demandas da Copa do Mundo de 2014.
Segundo o vereador Joel Moreira Filho, a reunião deve enfatizar a discussão sobre a carga tributária incidente sobre a atividade, bem como propostas de redução de tributos. A expectativa é que a reunião também coloque em debate o projeto de lei 1498/15, de autoria do Executivo. O texto propõe conceder descontos para o pagamento de penalidades decorrentes do descumprimento dos prazos e condições impostas pela lei que incentivou a construção de novos hotéis na cidade, antes da Copas do Mundo e das Confederações. Mesmo com os benefícios concedidos pelo poder público, alguns dos hotéis ainda estão inacabados, o que atenta contra condicionantes definidas em lei.
Foram convidados para a audiência, dentre outros, representantes da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria de Estado de Turismo e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Superintendência de Comunicação Institucional