AUDIÊNCIA PÚBLICA

Reunião vai discutir planejamento para o Carnaval de BH em 2016

Segurança, mobilidade, limpeza urbana e licenciamento de atividades estarão em pauta

terça-feira, 17 Novembro, 2015 - 00:00
Reunião vai discutir planejamento para o Carnaval de BH em 2016. Foto: Divulgação/Belotur

Reunião vai discutir planejamento para o Carnaval de BH em 2016. Foto: Divulgação/Belotur

Nos últimos anos, o Carnaval de Belo Horizonte passou por um processo de forte crescimento, marcado pela ampliação do número de pessoas nas ruas e pela proliferação de blocos independentes. Só em 2015, por exemplo, cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram da folia. A mudança criou novas demandas de planejamento, importantes para garantir que o evento ocorra sem problemas que possam ameaçar o brilho da festa. A preparação da cidade para o Carnaval 2016 e as perspectivas de intervenção do poder público vão ser discutidas em audiência nesta quinta-feira (19/11), às 19h, no Plenário Helvécio Arantes. Promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, a reunião foi requerida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB).

De acordo com o vereador, a expectativa é que, na reunião, os participantes façam um diagnóstico das ações realizadas e do funcionamento do Carnaval nos anos anteriores. Com relação aos planos para 2016, a proposta é que se coloque em debate temas como limpeza urbana, segurança, alterações no trânsito e funcionamento do comércio — incluindo o licenciamento para ambulantes – além de planos para fomento da saúde preventiva e da assistência social, em função do grande número de pessoas que se encontram em situação de rua na cidade.

A audiência é aberta à participação popular. Dentre outros, foram convidados para a reunião representantes da Secretaria Municipal de Governo, da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), da BHTrans, da Fundação Municipal de Cultura e de diferentes blocos carnavalescos da cidade.

Superintendência de Comunicação Institucional