Redução nos horários de circulação dos ônibus preocupa usuários
Parlamentares querem mais informações da PBH sobre as mudanças em quase 100 linhas em novembro
Redução nos horários de circulação dos ônibus preocupa usuários e será debatida em audiência. Foto: Breno Pataro/Portal PBH
Cerca de 100 linhas de ônibus do transporte coletivo na capital tiveram seus horários reduzidos e itinerários alterados no último mês de novembro. Preocupados com o impacto das mudanças para os usuários, os vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizarão audiência pública na próxima sexta-feira (11/12), a partir das 9h30, no Plenário Camil Caram, onde receberão representantes da BHTrans e do Sindicato das Empresas de Transporte (SetraBH) para cobrar esclarecimentos.
Autor do requerimento para a audiência, Pedro Patrus (PT) explica que mudanças desse tipo precisam ser discutidas com a população “que será afetada diretamente pela redução de viagens”. Conforme o parlamentar, a prefeitura havia explicado que seria realizada uma compensação, reduzindo as viagens em horários de pouca movimentação para ampliar a frequência nos horários de pico. No entanto, reclamações dos usuários indicam que a realocação não teria sido realizada a contento e que o aumento no valor da tarifa não condiz que a redução na oferta do serviço.
Convidados
Foram convidados para a audiência o presidente da BHTrans, Ramon Victor César; o presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo da Grande BH (AUTC), Ivanir Maciel; o presidente do SetraBH, Joel Jorge, e a defensora pública Júnia Roman Carvalho, titular da Defensoria Pública Estadual Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais.
Superintendência de Comunicação Institucional