Último biênio concentrou entregas do Planejamento Estratégico da CMBH
Adoção de modelo de gestão, solução de comunicação organizacional e incentivo à inovação estão entre as medidas
“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”, responde o Gato Risonho à protagonista um tanto atordoada do clássico “Alice no País das Maravilhas”. Publicada pela primeira vez em 1865, pelo inglês Lewis Carroll, a frase é comumente usada para descrever a importância de planejar suas ações – e ter clareza de onde se quer chegar. Para não caminhar a esmo, a Secretaria da Câmara Municipal de Belo Horizonte iniciou, em fevereiro de 2020, o desenvolvimento de seu Planejamento Estratégico (PLANES), cujo objetivo é obter maior eficiência nos serviços prestados tanto para os vereadores quanto para os cidadãos. Alicerçadas nos pilares de melhoria da imagem institucional, dos processos internos e da integração da área administrativa, as entregas do PLANES foram divididas em três ciclos, que coincidem com o mandato das Mesas Diretoras: 2021/2022; 2023/2024; e 2025/2026. Está prevista a cada biênio uma avaliação da execução do planejamento, além da divulgação de resultados parciais.
Diagnóstico interno realizado no início da implantação do PLANES apontou que as áreas administrativas da CMBH tinham diferentes critérios de gestão, o que favorecia a falta de integração e a não utilização de recursos de forma eficiente e eficaz, além de tornar a estrutura da Casa frágil e suscetível a críticas. Após análises realizadas em conjunto entre as diretorias da Casa e o comitê do PLANES, optou-se por adotar o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Com a primeira fase da estruturação do modelo prevista para ser concluída até dezembro deste ano, a expectativa é que se possa aferir melhorias como o amadurecimento da força de trabalho; a construção de uma cultura organizacional pautada na qualidade da gestão e voltada para o atingimento da excelência; o monitoramento assertivo dos resultados com a utilização de indicadores de desempenho nos processos; e o aumento da integração e do diálogo entre as áreas administrativas.
O biênio 2023/2024 é o que concentra o maior número de entregas do PLANES (confira 11 entregas concluídas abaixo). Em julho de 2024, por exemplo, foi reestruturada a Coordenadoria da Tecnologia da Informação (Cootec), com a recriação da Seção de Sistemas de Informação (Secsis), o aumento do quantitativo de servidores e a elaboração do Plano Diretor de TI 2023/2024. Em setembro, entrou no ar a nova intranet da Câmara Municipal, com visual renovado, novas funcionalidades e maior facilidade de navegação. Outra demanda que surgiu de uma dificuldade interna foi a implementação de uma ferramenta de comunicação organizacional, o Google Workspace, que padronizou o diálogo entre setores e servidores.
A migração dos sistemas de dados da Divisão de Tecnologia de Informação e Inovação (Divtec) da plataforma Oracle para o software livre PostgreSQL, concluída em 2023, resultou em uma economia de R$ 8 milhões anuais. A mudança atendeu à necessidade de modernizar a infraestrutura tecnológica e otimizar o desempenho dos sistemas diante do crescimento das demandas. A escolha do PostgreSQL se deu não apenas por causa do custo, mas pela robustez, flexibilidade e segurança do software.
No primeiro semestre de 2024, a CMBH entregou duas importantes obras de infraestrutura no 3º pavimento da Ala A do edifício-sede: reforma completa da cobertura e implementação de um projeto de retrofit nos sistemas de climatização, elétrico, telefônico, sonorização e instalações físicas. A primeira obra teve como objetivo principal resolver problemas de infiltração e vazamento de água pluvial. Já a segunda foi motivada pela redução da vida útil dos sistemas prediais da CMBH, que não atendiam mais às demandas atuais de ocupação dos espaços funcionais, especialmente no que diz respeito ao aumento da carga elétrica e à necessidade de individualização do sistema de climatização. O retrofit trouxe otimização no consumo de energia elétrica e redução da emissão de gases poluentes.
Uma mudança de paradigma é a implantação do Processo de Gestão da Inovação. Entre as ações para a construção de uma “cultura de inovação” na CMBH estão a criação e divulgação de cartilhas, pílulas e boletins informativos; e a criação de banco de ideias, com a disponibilização do formulário para o envio de sugestões para melhorias em produtos, serviços e processos de gestão. A Câmara aderiu, em maio de 2023, ao Acordo de Cooperação da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, que tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e informações. Como mostra uma das peças da campanha de divulgação do Planejamento Estratégico: “Alguns processos internos poderiam ser ainda mais rápidos? Por isso estamos no caminho da inovação. Isso é PLANES”.
Entregas do Planes no biênio 2023/2024
- Institucionalizar e fortalecer a gestão estratégica e garantir o uso de um modelo de gestão integrativo de pessoas, áreas e processos
- Implantar, nos canais de comunicação internos, soluções adequadas às necessidades da CMBH e às disponibilidades dos servidores, a fim de tornar a transmissão de informação mais eficiente e transparente entre as áreas
- Viabilizar a implantação de soluções de processo eletrônico e digital com foco em eliminar o uso de papeis e respectivo arquivamento físico em processos internos, identificando também oportunidades de melhoria nos processos
- Fomentar a cultura de inovação e desenvolver a gestão da inovação
- Ampliar investimentos em Tecnologia da Informação
- Aumentar a capacidade de atendimento da Superintendência de Comunicação Institucional (Supcin)
- Implantar um sistema integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (Sistema Aeros)
- Reestruturar o processo de remanejamento, definindo e padronizando suas etapas de forma a tornar o processo mais ágil, transparente, efetivo e eficaz para todos os atores envolvidos (chefias e servidores)
- Reforma completa da cobertura e implementação de um projeto de retrofit nos sistemas de climatização, elétrico, telefônico, sonorização e instalações físicas do 3º pavimento da Ala A do edifício-sede
- Capacitar permanentemente parlamentares e gabinetes
- Fortalecer programas e ampliar ações de formação para cidadania
Superintendência de Comunicação Institucional