Escola do Legislativo
Escola completa um ano
terça-feira, 29 Julho, 2008 - 21:00


Uma comissão formada por servidores da Câmara passou a se reunir toda semana, instituída pela portaria 10.630/07, retificada pela portaria 10.646/07, para estruturar a Escola do Legislativo da Casa. Elaborou o Plano Conceitual da Escola, contendo diretrizes, objetivos, estrutura e previsão de cronograma de atividades para 2007 e 2008, estabelecendo necessidades de recursos físicos, operacionais e humanos para o funcionamento da escola.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Totó Teixeira (PR), a Escola do Legislativo era um projeto antigo dos funcionários e técnicos da Casa. “Sinto-me realizado em relação à concretização desse projeto e espero que os próximos presidentes mantenham o funcionamento e o trabalho da escola”, afirmou.
Atuação
Atualmente, a Escola do Legislativo atua em cinco núcleos de trabalho, sendo o Núcleo de Formação da Cidadania, coordenado pela servidora Rosemary de Souza; o Núcleo Pedagógico, coordenado pela servidora Sandra Maria do Nascimento; o Núcleo de Difusão Cultural, coordenado pela servidora Adriane Rejane Lima Moreira; o Núcleo de Divulgação, coordenado pelo servidor Marcos de Alvarenga Mudado; e o Núcleo de Pesquisa, coordenado pela servidora Maria Clara Gerspacher Lara.
De acordo com a gerente da Escola do Legislativo, Solange Magalhães, a instituição superou as expectativas, sendo reconhecida no meio acadêmico e na comunidade. “Nós não inventamos nada; é uma realidade nacional, e Belo Horizonte precisava acompanhar essa tendência”, lembrou.
Várias atividades e eventos, relacionados à atividade legislativa, foram promovidos pela escola, desde sua criação. A aplicabilidade das leis foi um dos temas abordados na palestra e cursos sobre Legística para assessores parlamentares e técnicos da área. Com o objetivo de apresentar o funcionamento da Casa aos novos funcionários, é oferecido, bimestralmente, o curso “Introdução ao Ambiente da Câmara”, além do curso “Correspondência Oficial”, que pretende aprimorar a técnica de redação de documentos.
Outro evento de destaque foi o Seminário de Legislação Eleitoral, que aconteceu no dia 18 de abril com o intuito de fornecer embasamento jurídico relativo à legislação eleitoral, para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre o processo nas eleições municipais.
Cultura
A fim de valorizar os talentos dos funcionários e aumentar a permeabilidade da instituição com o ambiente onde ela está inserida, a Escola do Legislativo investe também em cultura e pesquisa. Um dos trabalhos nesse sentido é o Projeto Cultura na Câmara – conhecido como Projeto CUCA -, que criou um espaço de expressão e divulgação dos talentos dos vereadores e servidores.
Cultura e Literatura
Outro projeto de destaque é o “Raça, Cor e Etnia na Cultura/Literatura”, que tem como objetivo contribuir para a formação de massa crítica sobre a questão racial; promover a reflexão sobre as relações entre as culturas brasileira e africana; inserir os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica; entre outros.
“São realizados simpósios e o primeiro, por exemplo, contou com a participação de 68 pessoas. Também são oferecidos cursos por professores da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Minas), além de oficinas e exposições, que ocupam vários espaços da Câmara, Centros Culturais da Prefeitura e também o CAPES”, lembrou Adriane Rejane Lima Moreira, coordenadora do Núcleo de Difusão Cultural.
O Núcleo de Pesquisa está sendo criado com o apoio do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de estimular o estudo de temas de interesse do Poder Legislativo. “Pretendemos ampliar os canais de interlocução com a sociedade, aprimorando as bases de informação para a ação legislativa”, afirmou a coordenadora do núcleo, Maria Clara Gerspacher Lara.
Divulgação
A Escola do Legislativo investiu, também, na divulgação dos seus trabalhos, especialmente por meio do seu site na internet, onde é possível acessar o cronograma dos eventos programados, fazer download de materiais de cursos e eventos, entre outras ações. A instituição também procura divulgar seus eventos por meio de cartazes, folderes, intranet e na página do Diário Oficial do Município (DOM).
“Está em estudo a formatação de um fórum de discussão a respeito de assuntos legislativos”, informou o coordenador no Núcleo de Divulgação da Escola do Legislativo, Marcos de Alvarenga Mudado.
Mais informações sobre os trabalhos e eventos no site www.cmbh.mg.gov.br link “Escola do Legislativo”.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1216).