PARLAMENTO JOVEM

Estudantes de 16 municípios discutem propostas para plenária final

Participantes da edição 2011 do projeto realizam nos dias 18 e 19 de agosto a etapa estadual, selecionando propostas sobre a prevenção do uso de drogas.

quinta-feira, 18 Agosto, 2011 - 00:00

 

Durante dois dias, 109 estudantes do ensino médio de 16 municípios mineiros participam da etapa estadual do Parlamento Jovem, na Assembleia Legislativa. Ontem (18/8), os representantes de Belo Horizonte e dos outros municípios se reuniram no SESC-Contagem para apreciar e discutir as 88 propostas sobre o tema ‘Drogas: como prevenir?’ que compõem o Documento Base do Projeto.

Na reunião de ontem, os estudantes foram divididos em três grupos de trabalho para discutir as 88 sugestões de ações e políticas públicas apresentadas pelos participantes para enfrentamento do problema das drogas e selecionar as seis prioritárias em cada subtema. Cada grupo ainda poderá apresentar duas novas propostas além das analisadas.

Das propostas que compõem o Documento Base, 20 referem-se ao subtema "O papel da família", 37 ao subtema "O papel da escola" e 31 ao subtema "O papel da sociedade". Elas foram selecionadas e aprovadas nas plenárias finais da etapa municipal, na sede dos Legislativos das cidades de Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Carmo do Cajuru, Iturama, João Monlevade, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco e Viçosa.

Grande parte das proposições apresentadas destacam a importância da informação na prevenção do uso de drogas, dispondo sobre ações educativas como realização de campanhas e implantação de equipes multidisciplinares nas escolas para esclarecer e apoiar os alunos. Outras sugerem a ampliação do atendimento aos usuários, visando ajudar aqueles que já enfrentam o problema.

Plenária final

Hoje (19/8), a partir das 13h, os estudantes voltam a se reunir, desta vez no Plenário da Assembleia Legislativa, para concluir as discussões e votar as propostas que serão incluídas no documento final, que será entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG.

Em Belo Horizonte, a etapa municipal é realizada por meio de parceria entre a Escola do Legislativo da Câmara Municipal, a PUCMinas e a Secretaria Estadual de Esportes e da Juventude. Na edição deste ano, participaram 100 alunos selecionados em duas escolas públicas e duas escolas privadas da capital, que durante o primeiro semestre participaram de oficinas e cursos que forneceram subsídios e ferramentas para auxiliá-los na discussão do tema.

Superintendência de Comunicação Institucional