SAMU

Motos podem agilizar atendimento emergencial

PL visa criação de equipes de motociclistas para apoiar no socorro

terça-feira, 24 Abril, 2012 - 00:00

O projeto de lei 1860/11, de autoria do vereador Paulinho Motorista (PSL), institui, em Belo Horizonte, a criação de Equipes de Apoio Motorizado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Bombeiros nas Regionais, Vilas, Favelas e Aglomerados do Município.

A matéria aponta que a prestação do serviço de apoio motorizado ao SAMU e aos Bombeiros vai utilizar a moto como guia de tráfego e como recurso emergencial de primeiros socorros aos cidadãos em risco, de acordo com protocolo de atendimento dos serviços de emergência.

Segundo o projeto, as equipes de apoio vão ser responsáveis pelo encaminhamento, localização exata de endereços, e também pelo apoio de tráfego viário nos atendimentos feitos por ambulâncias.

O PL define ainda que as equipes de motociclistas serão constituídas preferencialmente por moradores com profundos conhecimentos das ruas, becos e caminhos viários nas regionais, vilas, favelas, e aglomerados de Belo Horizonte.

“Em aglomerados, vilas e favelas, as ruas são estreitas e às vezes a numeração das casas é confusa. Os motoristas do SAMU perdem muito tempo dando voltas e voltas sem encontrar o local da emergência, o que pode gerar um prejuízo terrível para a vítima”, afirma Paulinho Motorista.

Superintendência de Comunicação Institucional