Alunos recebem certificado de participação no Projeto
Alunos produziram 30 propostas e 22 vão ser apreciadas pela CMBH

Alunos recebem certificado de participação no Parlamento Jovem
Na última terça-feira (6/11), estudantes participantes da edição 2012 do Projeto Parlamento Jovem receberam seus certificados em solenidade na Cidade Administrativa. O Parlamento Jovem de Belo Horizonte, realizado pela Câmara Municipal por meio da Escola do Legislativo, é parte integrante do Parlamento Jovem de Minas, Projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceira com a Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas). Representantes da PUC Minas, Câmara Municipal, Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e do Conselho Estadual da Juventude estiveram presentes.
Este ano, os alunos da capital participantes do Parlamento Jovem produziram 30 propostas. Destas, 22 serão apreciadas pela Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal, e poderão se transformar em projetos de lei. Os trabalhos também resultaram em três propostas priorizadas para a etapa estadual.
A participação no Parlamento Jovem foi um marco para o aluno Caio Henrique: “Foi uma experiência única, porque acho que muitos jovens são considerados apáticos à política. Mas esse Projeto tem a oportunidade de oferecer aos jovens uma visão ampla de como todo o processo é organizado. O Parlamento Jovem dá a oportunidade de mostrar que os jovens têm capacidade de ter uma posição política no nosso Brasil, que hoje está precisando muito disso”.
“Essa edição do Parlamento Jovem é mais uma oportunidade de aproximar o Legislativo da juventude, através de iniciativas inovadoras, que transformam o jovem em um agente de protagonismo, fazendo com que as leis e a política, que são geralmente coisas distantes da juventude, se aproximem de uma maneira muito fácil de compreender. Com certeza a Secretaria da Juventude vai continuar apoiando a iniciativa”, afirmou o sub-secretário de Esportes e da Juventude, Gabriel Azevedo.
Para Heliane Morais, representante da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, “a ideia do projeto é propiciar aos estudantes uma reflexão sobre o papel do Poder Legislativo, estimular a sua participação politica por meio de situações práticas, como debates e apresentação de propostas, de forma que eles venham a exercitar o seu papel político, a sua participação em uma sociedade democrática”.
Objetivos
A intenção do Parlamento Jovem é levar conhecimento sobre cidadania e política a estudantes do ensino médio. A edição deste ano envolveu jovens de 15 a 17 anos de quatro escolas de Belo Horizonte, públicas e particulares. Cada escola seleciona 25 alunos para participar. De 2004 a 2009, o Parlamento Jovem foi realizado apenas em Belo Horizonte e, a partir de 2010, se estendeu a outros municípios. Em 2010, participaram do projeto 12 municípios, e em 2011 e 2012 foram 16 participantes.
O Parlamento Jovem é desenvolvido em duas etapas: a primeira, nos municípios participantes, e a segunda na ALMG. Na primeira fase, alunos da PUC Minas (que atuam como monitores) são capacitados para trabalhar com os alunos de Ensino Médio objetivando a produção de propostas, apresentadas à Câmara Municipal, no primeiro momento, e à Assembleia Legislativa, na fase posterior.
A cada ano o projeto desenvolve um tema. Na edição 2012 o tema proposto foi Educação Cidadã: durante três meses os alunos se reuniram nas escolas e nos plenários da Câmara Municipal para debater políticas sobre educação e cidadania.
“A gente chega ao final do Projeto com os alunos muito envolvidos, e entende que houve um crescimento na condução dos trabalhos e na assimilação da proposta pelos alunos”, garantiu a coordenadora do Parlamento Jovem da Câmara, Rosemary de Souza Silva.
A coordenadora do Parlamento Jovem na PUC Minas, Dôra Cardoso, informou que os organizadores já estão selecionando escolas para a edição 2013, e inclusive já publicaram o edital: “O projeto não para”, concluiu.
Superintendência de Comunicação Institucional