AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão de Direitos Humanos discute situação da Vila Dias

Moradores da vila temem desapropriação

terça-feira, 25 Junho, 2013 - 00:00
Moradores da Vila Dias, no Bairro Santa Teresa, temem desapropriação

Moradores da Vila Dias, no Bairro Santa Teresa, temem desapropriação

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará audiência pública na próxima quinta-feira (27/6), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, para discutir a situação da Vila Dias, localizada no Bairro Santa Tereza. Moradores temem por desapropriação de centenas de famílias em função das intervenções urbanas previstas para a região, e pedem esclarecimentos sobre o processo de elaboração do Plano Global Específico (PGE), realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Segundo o requerente da audiência, o vereador Pedro Patrus (PT), os moradores da Vila Dias tiveram reuniões com a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) para definição do PEG, que prevê urbanização de vilas e favelas. “Segundo eles, a Prefeitura parou de conversar sobre isso depois da possibilidade de construção de uma torre comercial na área, em que o projeto mostrou o local da vila como um gramado. Os moradores estão apreensivos”, relatou.

Foram convidados para a reunião a secretária Municipal Adjunta de Regulação Urbana, Branca Macahubas Cheib; a coordenadora da Promotoria de Defesa dos  Direitos Humanos e Apoio Comunitário, Nívia Mônica da Silva; o presidente do Sindicato dos Arquitetos de Minas Gerais (SINARQ), Eduardo Fajardo Soares; o diretor-presidente da Urbel, Genedempsey Bicalho Cruz; o representante da Vila Dias, Luiz Carlos Cândido de Oliveira.

Superintendência de Comunicação Institucional