PARLAMENTO JOVEM

Alunos participam de mesa de debates sobre envelhecimento

Atividade integra etapa regional do programa realizado pela Câmara com alunos do ensino médio

quinta-feira, 22 Maio, 2014 - 00:00
Alunos do Parlamento Jovem participam de Mesa de Debates

Alunos do Parlamento Jovem participam de Mesa de Debates

Nesta quinta-feira (22/5), a Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, realizou a Mesa de Debates do Programa Parlamento Jovem, Polo BH 2014 - que integra Belo Horizonte, Betim e Contagem - com o tema “Envelhecimento e Qualidade de Vida. Iniciativa de formação política voltada a estudantes de ensino médio e superior (que trabalham como monitores) criada em 2004, o PJ a cada ano trabalha um tema, por meio de atividades e eventos educativos. Nos próximos meses, os quase dois mil alunos das 29 cidades participantes em Minas vão debater e apresentar projetos para a terceira idade. Neste evento, três palestrantes falaram sobre três subtemas: “Direito ao envelhecimento com qualidade de vida”, “Promoção da convivência intergeracional” e “Protagonismo social e político”.

“É importante a participação desses jovens de Betim, Contagem, que têm tido um contato com o Parlamento Municipal, discutindo diversos temas de interesse de nossa sociedade. E o mais importante, participando da vida pública e da política das suas cidades”, afirmou o presidente da Casa, Léo Burguês de Castro (PTdoB).

O coordenador especial de Políticas para Idosos da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Felipe Willer, explanou, em forma de bate-papo, o subtema “Direito ao envelhecimento com qualidade de vida”. Ele deu alguns indicadores sobre as condições de vida dos idosos hoje no Brasil que, segundo ele, ganhariam, em sua maioria, cerca de dois salários mínimos, mas seriam responsáveis pelo sustento de 68% dos lares. Ele exemplificou vários tipos de violência contra idosos (física, psicológica, abandono etc), sempre levando os jovens a refletirem como tratam os idosos em suas famílias, e como gostariam de ser tratados quando também fossem idosos.

O subtema “Promoção da convivência intergeracional” foi tratado pela professora e coordenadora da Universidade Aberta ao Idoso da PUC Minas, Ruth Necha Myssior.  Ela apresentou como exemplo de convivência intergeracional o programa extensionista Universidade Aberta. Desenvolvido na PUC Minas em Contagem, o programa busca desenvolver protagonismo e cidadania dos participantes, por meio de atividades educacionais diversas, como oficinas de arte e aulas de informática. Também visa criar espaços de convivência e aprendizagem intergeracional entre a comunidade acadêmica e os idosos participantes e desmistificar estereótipos e preconceitos sobre a terceira idade. “É importante que mudem os conceitos que vocês sempre tiveram sobre envelhecimento”, destacou.

A produtora e co-apresentadora do programa Bem Viver na Terceira Idade da Rádio Inconfidência, Vilma Araújo, falou sobre “Protagonismo social e político”. Vilma abordou os conceitos de participação, empoderamento e protagonismo. Segundo ela, o protagonismo dos idosos (participação ativa na construção da história) ainda é incompleto, mas eles já o estão exercendo em espaços como grupos de promoção à saúde e de convivência, sindicatos e confederações e universidades abertas. Também ponderou que com a longevidade, há um processo de perda do empoderamento em razão do decréscimo da autonomia e independência. Sobre o protagonismo dos idosos, considerou que ele ainda é incipiente, mas emergente, e que a geração Baby Boomer (nascidos entre 1946 e 1964) está revolucionando o conceito de envelhecimento.  

“Para mim está sendo importante, porque a gente acaba entendendo que nós somos os idosos do futuro. Parece que ser idoso é quase doença, não temos hoje uma visão positiva sobre a idade avançada, e agora vemos que é diferente, é possível envelhecer com qualidade de vida”, disse a aluna Jéssica Kristina Silveria Batista, da Escola Nossa Senhora do Carmo, de Betim.

O programa

O Programa Parlamento Jovem busca estimular a formação política e cidadã de estudantes, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, principalmente do Legislativo, e também a importância da participação da sociedade no Parlamento. É uma parceria entre a Câmara Municipal de Belo Horizonte (por meio da Escola do Legislativo), a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). A partir de 2010, o programa foi estadualizado. O Parlamento Jovem Polo BH constitui a nova etapa regional, incluída a partir desta 11ª edição do Programa Parlamento Jovem de Minas, unindo os trabalhos das câmaras municipais de Belo Horizonte, Betim e Contagem, e envolvendo mais 260 estudantes de ensino médio, de 12 escolas (particulares e públicas).

Os estudantes podem elaborar propostas que serão discutidas e apresentadas nos plenários das câmaras municipais das cidades participantes. Ao final do programa, os textos são encaminhados para a Comissão de Participação Popular da ALMG.

Superintendência de Comunicação Institucional