PARLAMENTO JOVEM

Estudantes vão dialogar com jovens em medida socioeducativa

Proposta é conhecer trabalho da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase)

quarta-feira, 6 Maio, 2015 - 00:00

Os estudantes que participam do Parlamento Jovem têm um novo compromisso nessa quinta-feira (7/5). Como parte da etapa local do projeto, que este ano tem como tema segurança pública e cidadania, eles terão um encontro com representantes da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), do governo do Estado. Além da apresentação do trabalho da Suase, a reunião vai envolver ainda diálogo e troca de experiências com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A reunião, que está marcada para começar às 14h, vai ocorrer na Associação Mineira do Ministério Público, que fica na Rua Timbiras, nº 2.928, Barro Preto.

De acordo com Alessandro da Silva, da Escola do Legislativo da Câmara de BH, o objetivo do encontro é permitir que os jovens conheçam melhor o trabalho da Suase, que coordena as políticas de atendimento ao adolescente autor de ato infracional em Minas Gerais. O resgate da convivência familiar, o fortalecimento dos vínculos comunitários e o estímulo ao estudo e à autonomia estão entre diretrizes adotadas pela subsecretaria nas intervenções desenvolvidas junto ao público juvenil.

Conforme explica Alessandro, a experiência do evento vai subsidiar os membros do Parlamento Jovem na elaboração das propostas que eles apresentarão, a partir de julho, à Comissão de Participação Popular da Câmara de BH. As sugestões elaboradas pelos jovens serão apreciadas pelos vereadores membros do colegiado, que poderão transformá-las em proposições parlamentares, como indicações, representações e até mesmo projetos de lei.

Sobre o Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado a estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros. O objetivo é permitir que os participantes conheçam melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. A iniciativa é realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas.

Na etapa municipal do projeto, alunos extensionistas destacados pela PUC Minas são capacitados para atuarem junto a alunos de ensino médio, auxiliando-os na produção de propostas que são apresentadas incialmente aos vereadores e, na sequência, ao parlamento estadual, em conjunto com as propostas formuladas em outros municípios mineiros.  

Na etapa municipal, o projeto é realizado por meio da coordenação da Escola do Legislativo da Câmara de BH, em parceria com a PUC Minas.

Superintendência de Comunicação Institucional