Comunidade do Taquaril reivindica urbanização, lazer e segurança
Reunião será realizada no período noturno, em igreja da região, para facilitar participação popular
Melhorias na infraestrutura urbana, moradias, lazer e segurança são reivindicações da população do Bairro Taquaril que serão tema de audiência pública da Comissão de Administração Pública, na próxima quarta-feira (16/9), às 18h30. A reunião será realizada na Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística, no próprio bairro, para facilitar a participação dos moradores. De acordo com o requerente da audiência, vereador Pedro Patrus (PT), foram repassados recursos do governo federal para a realização das obras, mas a região ainda não foi contemplada.
O objetivo da audiência é promover o debate entre o poder público e a população sobre demandas urgentes da comunidade, como a viabilidade de construção do Espaço BH Cidadania, uma praça e a criação de base efetiva da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) no local.
O BH Cidadania é um programa que tem por objetivo descentralizar o atendimento ao cidadão, levando para dentro das comunidades de forma intersetorial os serviços públicos que englobam as áreas de educação, saúde, esporte, abastecimento, assistência social, cultura, direitos de cidadania e inclusão digital. Visa à participação compartilhada do poder público e da comunidade na formulação, gestão e avaliação do programa. Sua atuação se dá em um território definido pelos índices de vulnerabilidade social, de forma a favorecer a promoção da autonomia das famílias na resolução de seus problemas.
Segundo o vereador Pedro Patrus, desde 2007, foram repassados recursos do governo federal, totalizando R$ 80 milhões, destinados a obras de urbanização no Bairro Taquaril, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A licitação para a realização das obras e construção de unidades habitacionais foi concluída em 2012. Com previsão de entrega no primeiro trimestre de 2015, as obras foram iniciadas em 2013, mas paralisadas logo em seguida. Quanto à implantação do Espaço BH Cidadania, a obra, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2015, tem destinados R$ 2,49 milhões de recursos do PAC.
Serão convidados para a audiência representantes das secretarias municipais Adjunta de Assistência Social, de Obras e Infraestrutura e de Governo, 22º Batalhão da 128º Companhia da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e Associação Comunitária Pró-Melhoramentos do Conjunto Taquaril e Adjacências.
Superintendência de Comunicação Institucional