DIRETOS HUMANOS

Audiência pública discutirá fome e desperdício de alimentos em BH

Alimentação saudável também terá destaque

quinta-feira, 15 Setembro, 2011 - 00:00

A pedido da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PC do B), a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da CMBH realiza nesta sexta-feira (16/9) audiência pública para discutir sobre a fome, a obesidade e o desperdício de alimentos em Belo Horizonte. A reunião será às 14h, no plenário Amynthas de Barros.

Para Scarpelli, presidente da Comissão, “o Brasil tem hoje o lixo mais caro do mundo e o mais nutritivo”. Segundo a parlamentar, a discussão será um alerta para os belo-horizontinos para evitar e combater o que ela chama de “paradoxo” da alimentação no país.

“De um lado uma fome que arrasa e destrói famílias e leva até à morte precoce, inclusive de crianças. Por outro lado a obesidade, que já preocupa médicos. Até as crianças passaram a frequentar clínicas para emagrecimento, realidade comum entre adultos. E ainda convivemos com o desperdício”, avalia Scarpelli.

Outro ponto a ser destacado na audiência será a promoção da alimentação saudável. A reunião será realizada em parceria com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região.

Também foram convidados para o debate coordenadores de cursos de Nutrição de faculdades e universidades, representantes da Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa-MG), ONGs e secretários municipais de Políticas Sociais, de Direitos da Cidadania e de Segurança Alimentar e Nutricional.

Superintendência de Comunicação Institucional