CMBH assina acordo com Cemig SIM para energia limpa e redução de despesas
Medida leverá a uma economia de cerca de R$ 200 mil por ano, além de ser ambientalmente sustentável
Foto: Barbara Crepaldi/CMBH
Na tarde desta quinta-feira (12/5), o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel (sem partido) reuniu-se com Roberto Bastianetto, assessor da Presidência da Cemig SIM - subsidiária da Cemig voltada para energia renovável. O encontro teve como objetivo a adesão da CMBH ao programa de energia solar por assinatura, que possibilitará a economia de aproximadamente R$ 200 mil ao ano no gasto com energia a partir de 2024. O acordo aconteceu após um incidente elétrico ocorrido na Câmara na última terça-feira (10/5), quando parte das atividades legislativas foram comprometidas após uma ave se chocar com o disjuntor de energia. Para o funcionamento da energia solar, serão instalados painéis fotovoltaicos. As obras devem ser iniciadas nas próximas semanas e o novo plano de energia em até seis meses. A cooperação permitirá ainda aos servidores da Casa a possibilidade de aderirem a um plano exclusivo que oferecerá descontos de até 16% na tarifa da conta de luz.
Esta ação, segundo Gabriel, deverá servir como exemplo de sustentabilidade ao país. “Depois de uma pomba derrubar a energia da Câmara por algumas horas, comprometendo diversas atividades legislativas, trago boas notícias, que é a assinatura de dois passos fundamentais para a Câmara dar exemplo ao país: todo o nosso teto vai começara a produzir energia com painéis fotovoltaicos sustentáveis; e estou aderindo ao termo de mercado livre de energia da Cemig, utilizando a energia de Minas Gerais de maneira mais eficiente”, explicou. Sobre o programa Cemig Sim, Bastianetto informou que a partir de 2024 a CMBH passará a ter mais de 30% de redução na conta de luz, representando economia de mais de 200 mil de reais, “Significa energia limpa, renovável e diminuição da emissão de CO2”, afirmou o assessor da Presidência da Cemig SIM.
Cemig SIM
A Cemig SIM, empresa do Grupo Cemig, foi criada em 2019 para atuar em geração distribuída, eficiência energética, cogeração, mobilidade elétrica e outras soluções inovadoras no setor de energia.
A energia solar por assinatura permite que as usinas solares da Cemig SIM injetem na rede de distribuição os créditos de energia processados pelos painéis fotovoltaicos instalados nas usinas solares da SIM, espalhadas em diversos municípios de Minas Gerais. A energia gerada é transformada em créditos, que são abatidos nas tarifas de luz, proporcionando uma conta de energia mais econômica.
Crédito verde
Desde novembro de 2022, contribuintes de Belo Horizonte já podem solicitar a certificação em sustentabilidade ambiental (Selo BH Sustentável) que, por sua vez, dá direito à obtenção de crédito verde. A medida, decorrente de lei de iniciativa parlamentar sancionada ainda em 2021, foi regulamentada por meio de decreto da Prefeitura em maio de 2022, mas passou a valer só no final de novembro do ano passado - 180 dias após a publicação do decreto. Pela norma, pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imóveis nos quais foram implementados processos sustentáveis podem requisitar o Certificado de Crédito Verde (CCV), a ser usado para extinguir débitos inscritos na dívida ativa da Fazenda Pública Municipal. Assim, práticas como ampliação da área permeável vegetada; eficiência do consumo de água e de energia; e incentivo à não geração e ao reaproveitamento dos resíduos podem resultar em economia no bolso do contribuinte, além de beneficiarem o meio ambiente. A regra contempla empreendimentos públicos ou privados, inclusive condomínios residenciais, comerciais e mistos.
Superintendência de Comunicação Institucional