Valorização da Jornada Pascoal estará em pauta na quarta (19)
Lei de 2023 que instituiu a realização anual do evento durante a Semana Santa prevê o apoio do poder público

Foto: Adão de Souza/PBH
Discutir as medidas necessárias para valorizar a Jornada Pascoal, instituída por lei em 2023, é o objetivo da audiência pública da próxima quarta-feira (19/2) na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. O requerimento do debate, assinado por Irlan Melo (Republicanos), um dos propositores da celebração e autor de emendas que destinam recursos para sua realização, destaca o aspecto cultural e o potencial turístico do evento para a cidade. O encontro foi agendado para as 9h15, no Plenário Helvécio Arantes, e pode ser acompanhado por qualquer cidadão interessado, presencialmente ou ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Nas palavras do requerente, “a realização dessa audiência se justifica pela necessidade de valorização e de apoio público à Jornada Pascoal, entendida como a semana de eventos celebrados pela festividade religiosa para conscientizar sobre a ressurreição de Jesus e comemorada na Semana Santa”. A proposta ainda tem como objetivo "discutir o potencial da Jornada Pascoal como meio de fomentar a cultura e destacar as diversas manifestações artísticas cristãs, bem destacar o potencial turístico do evento para o Município, com geração de emprego e divulgação da cultura local”.
Originária de Projeto de Lei assinado por 30 parlamentares e promulgada pelo prefeito Fuad Noman em maio de 2023, a Lei 11.511/2023 prevê a facilitação da ação de atos comemorativos durante o período e a liberação de locais públicos para a realização dos eventos por instituições religiosas. Ao celebrar a aprovação da proposição no Plenário, por unanimidade, os autores ressaltaram que “90% da população da cidade é cristã” e que a Semana Santa é “a data mais importante do cristianismo”.
Irlan Melo foi um dos parlamentares que destinaram recursos para a realização da Jornada Pascoal por meio de emendas individuais aos orçamentos municipais de 2024 e 2025.
Convidados
Para participar do debate, são aguardados a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras Oliveira; a diretora-presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Barbara Mundim Menucci; o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Bernardo Rocha Correia; e os pastores Ruan Noce Gomides, da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, e Daniela Linhares, vice-presidente da Igreja Batista Getsêmani. Cidadãos interessados podem acompanhar a audiência no local ou remotamente pelo canal da CMBH no YouTube.
Superintendência de Comunicação Institucional