Em pauta, violência na Pampulha e em Venda Nova
Proposta é discutir soluções para o combate à criminalidade
Segurança em Venda (foto) e na Pampulha será tema de debate na Câmara. (Foto: Portal PBH)
A Câmara Municipal de Belo Horizonte vai realizar, nesta quinta-feira (5/6), audiência pública para debater problemas associados à criminalidade nas regiões Pampulha e Venda Nova. Requerida pelo vereador Delegado Edson Moreira (PTN), a reunião será promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes. O objetivo é discutir com a população e com representantes do poder público medidas para fazer frente à sensação de insegurança relatada por moradores das regiões.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Defesa Social, os registros de crimes violentos cresceram em Belo Horizonte na comparação mês a mês, entre 2013 e 2012. Já na região Venda Nova, a taxa de homicídios foi de 169 por 100 mil habitantes, em 2010. Na Pampulha, no mesmo ano, os números são de 104 para cada 100 mil. Segundo o Delgado Edson Moreira, a audiência busca discutir soluções para a violência e a para falta de punição para quem desrespeita a lei: “A impunidade é o maior convite ao crime, pois os criminosos comparam custos com benefícios. Como não há punição, e este seria o maior obstáculo ao crime, a bandidagem age sem medo de represálias”
Foram convidados para a reunião, dentre outros, representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, das secretarias de Administração Regional Municipal Pampulha e Venda Nova, do Movimento das Associações de Moradores de Belo Horizonte e dos Conselhos Comunitários de Segurança das Regiões Pampulha e Venda Nova.
Superintendência de Comunicação Institucional