Aumento da violência doméstica contra mulheres e crianças na pandemia em pauta
Comissão aprovou lista de convidados para audiências públicas sobre o tema e sobre situação de trabalhadoras domésticas
Foto: Bernardo Dias / CMBH
Números divulgados no mês passado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública revelam crescimento de 50,15% na quantidade de ocorrências sobre agressões contra a mulher no espaço familiar quando comparados os meses de janeiro de 2020 e de 2021 – no primeiro, foram feitos 1.659 registros do gênero na capital mineira, número que subiu para 2.491 à segunda ocasião. Na mesma linha, dados de dezembro do ano passado, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unnicef), apontam aumento da violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes no cenário de fechamento das escolas e isolamento social. A violência contra mulheres e crianças na pandemia será tema de duas audiências públicas da Comissao de Mulheres, que nesta segunda-feira (26/5) aprovou lista de convidados para os encontros nos dias 30 de abril e 7 de maio. Mais nomes também foram incluídos no debate desta terça-feira (27/4) sobre situação das trabalhadoras domésticas.
Para a audiência requerida por Flávia Borja (Avante) para o próximo dia 7 de maio, com horário a ser definido posteriormente, os nomes sugeridos para integrar o debate foram a defensora pública da Infância e Juventude, Daniele Belleatato, a desembargadora superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Família, Ana Paula Nanneti Caixeta, a tenente coronel Cleide Barcelos, a secretária municipal de Assistência Social, Maíra Colares, Nádia Sueli Costa de Paula Alves, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte e a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Patrícia Habkouk.
Para a audiência desta terça (27/4), requerida pela vereadora Macaé Evaristo (PT), foram acrescidos à lista de convidados a gestora do Coletivo Tereza de Benguela Renata Aline, a trabalhadora e diarista pelo Coletivo Silvânia Maria Ferreira da Silva, a professora e representante do Instituto Paulo Freire Francisca Elenir Alves, a historiadora, happer e escritora Joyce da Silva Fernandes, e representante da Marcha das Mulheres de BH.
Participaram da reunião as vereadoras Flávia Borja, que preside a comissão, Fernanda Pereira Altoé (Novo), Iza Lourença (Psol), Macaé Evaristo e Professora Marli (PP).
Assista ao vídeo da reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional